Após a demanda da Confederação Brasileira de Tiro Tático (CBTT), a Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC) trouxe a resolução de um problema técnico no sistema SISGCORP que causava grande preocupação entre os atiradores esportivos.
Um bug no sistema impedia que os números de série das armas fossem corretamente exibidos nas Guias de Tráfego (GT), documento essencial para o transporte legal de armas. Essa falha, que limitava o número de caracteres para apenas oito dígitos, enquanto muitas armas possuem mais, colocava os atiradores em risco de detenção e apreensão de seus armamentos, mesmo atuando dentro da lei.
“Agradecemos a rápida ação da DFPC em solucionar esse problema que gerava grande insegurança para nossos atletas”, afirmou Giovanni Roncalli, presidente da CBTT. “Com a correção do sistema, os atiradores esportivos podem voltar a praticar seu esporte com a tranquilidade de que seus documentos estão em conformidade com a legislação.”
A atualização do sistema já foi efetuada e os números de série das armas estão sendo exibidos corretamente nas GTs emitidas a partir de agora. Aos que emitiram anteriormente, basta reimprimir o arquivo deferido que o serial da arma será exibido corretamente.
Segue abaixo o ofício que denunciou tal situação na íntegra: